sábado, 4 de julho de 2009

" Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu levantarei o mundo."
Arquimedes

Desde o começo da história, o homem percebeu que com a ajuda de uma ferramenta básica (as mãos), ele poderia realizar grandes feitos e mudar o mundo à sua volta.
Estamos em um período da história marcado por grandes rupturas.
Afundamos a mil por hora na era da informação, e vivemos mais do que nunca uma vida cerebral.
Somos, permanentemente, bombardeados com informações que, de uma forma ou de outra devem ser digeridas.
Por conseguinte, vive-se atualmente, uma vida cerebral desconectada do corpo-durante na maior parte do dia.
Estamos desconectados de nós mesmos e dos outros; de nosso sistema político, de nossa comunidade, de nossas famílias.
O resultado dessas desconexões é o surgimento de uma sensação sutil de alienação e solidão.
As pessoas procuram desesperadamente por algo, mas sem saberem realmente o quê, e quando se obtém este algo, a procura por outro imediatamente recomeça, e assim se dá um ciclo infindável de consumismo, como se tivesse que alimentar uma fera esfomeada.
Estamos desconctados de nós mesmos, das pessoas em nossa volta, do planeta. Não nos compreendemos, não nos tocamos, não nos conectamos.
O toque é a manifestação física da conexão. O toque desempenha um papel primordial na saúde mental e psíquica de cada um.
É possível ter a sensação de "conexão" com outra pessoa devido à certa compreensão mútua, mas o toque é a manifestação concreta da conexão. Digamos que, o toque cria a conexão.
É esse o papel primordial da massagem em nossa sociedade. Quanto mais as pessoas tiverem acesso a um toque de efeitos benéficos mais terão a sensação de reconexão consigo mesmo. Apenas quinze minutos de toque estruturado e praticado regularmente podem ter enormes efeitos positivos.
Pude constatar em minha curta carreira, desenvolvendo um trabalho sério, e utilizando as mãos como minha ferramenta de trabalho, que até os indivíduos mais "duros" ficam mais doces quando recebem uma massagem terna e sincera, e depois espalham essa doçura em sua volta.

Como disse madre Teresa: "Não podemos realizar grandes coisas nessa terra. Só podemos realizar pequenas coisas com amor".

TOQUE ESTRUTURADO

O que é toque estruturado?É um toque fundado na formação, na intenção e na experiência. É, portanto, muito diferente do "toque espontâneo".
Se colocarmos a mão no ombro de uma pessoa será então um toque espontâneo, de compaixão. Mas o toque estruturado procura obter algo mais específico.
Seu objetivo é relaxar e reenergizar.
É o toque que se fundamenta numa formação: anatomia, fisiologia, técnicas e concentração específicas.As técnicas de massagens são muito precisas, e os pontos que tocamos são tão precisos que podem ser estimulado com uma agulha, como no caso da acupuntura.
São praticadas com concentração, com um objetivo claro na mente, e devem ser sempre aperfeiçoadas para atingir elevado grau de domínio.

Bem, isso é apenas o começo, com o passar do tempo postarei no blog algumas técnicas que podem ser usadas no dia a dia, e falarei um pouco mais sobre a minha profissão...


bye...

Nenhum comentário:

Postar um comentário